logo-refenslogo refenslogo-refenslogo-refens
  • Início
  • Sinopse
  • Resumo
  • Avaliações
  • Na Midia
  • Blog
Onde Comprar
✕

Primeira clínica pública de cannabis medicinal do Brasil é inaugurada

22/03/2025

A unidade oferece tratamento gratuito e pode inspirar a expansão do serviço para toda a região do Grande ABC.

Ribeirão Pires inaugurou, nesta quarta-feira (19/3), aniversário da cidade, a primeira clínica pública de cannabis medicinal do Brasil. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC agora discute a regionalização do projeto, visando a distribuição gratuita de canabidiol para pacientes que necessitam do tratamento.

A clínica, implementada em parceria com a Associação Terapêutica Flor da Vida, é a primeira do país a dispensar medicamentos à base de canabidiol produzidos no Brasil. O canabidiol pode ser indicado para casos de dores crônicas, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e alterações neurológicas, entre outras condições.

Desde 2022, Ribeirão Pires conta com legislação que define diretrizes para a Política Municipal de Medicamentos à base de Canabidiol. A cidade foi a primeira do Estado de São Paulo e a terceira do país a regulamentar a distribuição do produto. O debate sobre a ampliação do projeto já ocorre desde 2023 dentro da Agência de Desenvolvimento Econômico, envolvendo empresas, universidades e movimentos sociais.

O secretário-executivo do Consórcio ABC e presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo da Silva, destacou a importância da iniciativa: “Este exemplo da clínica de Ribeirão Pires é um marco não só para nossa região, mas também para todo o Estado e para o Brasil. Este é o pontapé para a gente consolidar essa política e levar este serviço para as outras cidades do Grande ABC.”

Sobre o canabidiol

O canabidiol é recomendado para diversos tratamentos, sendo mais eficaz em enfermidades graves, como síndromes de epilepsia infantil, Dravet e Lennox-Gastaut (LGS). Estudos indicam que esses pacientes, muitas vezes resistentes a anticonvulsivantes convencionais, podem apresentar redução ou interrupção das crises convulsivas com o uso do medicamento à base de cannabis. Outras condições como Alzheimer, Parkinson, depressão, ansiedade, insônia e dores também podem ser tratadas com o canabidiol.

Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Compartilhe:

Veja também

07/05/2025

Cientistas descobrem como canabinoides naturais viajam pelo cérebro


Ler agora
08/04/2025

Anvisa abre consulta pública para atualizar regras sobre produtos de cannabis medicinal


Ler agora
03/01/2025

Os avanços da regulamentação da cannabis medicinal em 2024


Ler agora
LEIA O PRIMEIRO LIVRO-REPORTAGEM SOBRE O USO MEDICINAL DA CANNABIS
Versão digital e impressa

🛒 Compre direto com o autor!

© 2025 Livro Reféns | Reféns: quando o preconceito vence a medicina
Livro-reportagem sobre o uso medicinal da maconha por Fábio Duran e Joana Maria

Onde Comprar