logo-refenslogo refenslogo-refenslogo-refens
  • Início
  • Sinopse
  • Resumo
  • Avaliações
  • Na Midia
  • Blog
Onde Comprar
✕

Cannabis Medicinal no Brasil: aumento da procura e desafios de acesso

08/07/2023

COM INFORMAÇÕES D’O GLOBO — O uso medicinal da cannabis no Brasil está em alta, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BRcann). Houve um aumento de 201% no volume de itens comercializados em farmácias em comparação com o ano anterior. No entanto, a importação individual ainda é a principal forma de acesso à terapia, devido à menor variedade de produtos e aos altos preços no mercado nacional, além da proibição do cultivo da planta no país.

Desde 2015, a terapia com produtos à base de canabidiol (CBD) ou de baixas concentrações de tetrahidrocanabinol (THC) é permitida no Brasil por meio de importação individual. Até o momento, mais de 181 mil permissões foram concedidas, com um aumento significativo nos últimos anos. No entanto, a importação individual apresenta desafios, como a dependência do mercado externo e possíveis atrasos na entrega.

Embora o acesso por meio das farmácias esteja aumentando, a proibição do cultivo da cannabis medicinal no Brasil ainda é um obstáculo. A disponibilidade de produtos nas drogarias é limitada em comparação com as opções disponíveis para importação individual. Além disso, o cultivo nacional permitiria a redução dos preços e uma maior diversidade de produtos.

Enquanto aguardam a regulamentação para o cultivo no país, muitas pessoas dependem da importação individual para obter o medicamento necessário. Isso pode resultar em atrasos na entrega e preços elevados. Além disso, algumas associações conquistaram o direito de cultivar a planta e produzir o óleo no Brasil, o que possibilita um acesso mais acessível para famílias de baixa renda.

A discussão sobre o acesso à cannabis medicinal no Brasil continua, com a necessidade de uma regulamentação adequada, ampliação da capacitação médica e a possibilidade de cultivo nacional para garantir um acesso mais amplo e acessível aos benefícios terapêuticos da planta.

Leia na íntegra o artigo de Bernardo Yoneshigue no site d’O Globo:

https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2023/06/cannabis-medicinal-procura-sobe-ate-201percent-em-2023-mas-altos-precos-e-pouca-variedade-obrigam-brasileiros-a-importarem-o-remedio.ghtml

Compartilhe:

Veja também

23/07/2024

Embrapa solicita autorização à Anvisa para plantio de cannabis


Ler agora
01/07/2024

Estado de São Paulo inicia distribuição de remédios à base de Cannabis no SUS


Ler agora
30/06/2024

O que muda com a decisão do STF sobre a maconha?


Ler agora
LEIA O PRIMEIRO LIVRO-REPORTAGEM SOBRE O USO MEDICINAL DA CANNABIS
Versão digital e impressa

🛒 Compre direto com o autor!

© 2025 Livro Reféns | Reféns: quando o preconceito vence a medicina
Livro-reportagem sobre o uso medicinal da maconha por Fábio Duran e Joana Maria

Onde Comprar