O Superior Tribunal de Justiça (STJ) do Brasil vai avaliar em breve a possibilidade de autorizar o cultivo da cannabis para fins medicinais por empresas privadas com fins lucrativos, de acordo com o jornal Valor Econômico. Embora a legislação brasileira atual proíba o cultivo de plantas que podem produzir drogas, o judiciário tem criado exceções em casos específicos, muitas vezes baseados em argumentos humanitários. Atualmente, empresas podem importar produtos à base de cannabis para fabricar e comercializar medicamentos no Brasil, mas a importação de plantas e substratos da cannabis é proibida.
Desde 2019, a Anvisa autorizou a comercialização de 26 produtos à base de cannabis no país. A decisão do STJ pode influenciar a regulamentação brasileira sobre cannabis medicinal. O Valor Econômico listou quatro pontos sobre como este julgamento poderá impactar o mercado brasileiro, que incluem possíveis mudanças no preço e na disponibilidade de produtos à base de cannabis no país, além da abertura de novos negócios no setor. Também é mencionado o potencial de o Brasil se tornar um grande produtor de cannabis medicinal, caso o cultivo seja permitido para fins comerciais.
Confira a matéria completa em:
https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2023/04/07/stj-decidira-se-autoriza-o-cultivo-de-cannabis-para-fins-medicinais.ghtml
GOVERNO DE SERGIPE — O apoio ao uso medicinal da cannabis tem por base estudos científicos que comprovam a eficácia da substância em diversos tratamentos de saúde
CANNALIZE — Segundo a pesquisa, a venda de cannabis nas farmácias cresceu 27 vezes no Brasil. Isso sem contar com os pacientes que recorrem a importações ou associações.