logo-refenslogo refenslogo-refenslogo-refens
  • Início
  • Sinopse
  • Resumo
  • Avaliações
  • Na Midia
  • Blog
Onde Comprar
✕

Audiência Pública na Alesp Aborda a Cannabis Medicinal e o Cânhamo Industrial

27/10/2023

Aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo uma audiência pública sobre a Cannabis Medicinal e o Cânhamo Industrial, promovida pela Frente Parlamentar dedicada a esse tema. Este foi o terceiro encontro desse tipo, com a participação de representantes de várias entidades e órgãos relacionados.

O evento foi liderado pelo deputado Caio França, coordenador da Frente, e também contou com a presença do vice-coordenador, Eduardo Suplicy. Caio França destacou a importância da participação de Suplicy, que recentemente revelou seu diagnóstico de Parkinson e tratamento com Cannabis medicinal.

João Paulo Perfeito, representante da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), enfatizou a falta de regulamentação a nível federal, enquanto no Estado de São Paulo, houve progressos significativos na regulamentação. Ele destacou a importância da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 327 de 2019, que permite a fabricação e importação de produtos de Cannabis para fins medicinais. “A partir da publicação dessa RDC, a população brasileira passa a ter três possibilidades de acessar esses produtos regulamentados pela Anvisa.”

Patrícia Vilela Marino, presidente do Humanitas360 Institute, elogiou o pioneirismo de São Paulo na aprovação da Lei 17.618/2023, que instituiu a política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol. No entanto, ela chamou a atenção para o fato de que a legislação federal que rege a questão tem mais de 40 anos, pedindo que as agências reguladoras sejam mais ousadas em suas regulamentações.

José Carlos de Faria, representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, destacou o papel do Estado de São Paulo na pesquisa relacionada à Cannabis, com cerca de 500 profissionais e 18 unidades de pesquisa envolvidas.

Jorge Vieira, representante da Embrapa, fez uma apresentação sobre os estudos do tema e os projetos de lei federais relacionados, como o 7.187/2014 e o 399/2015.

O deputado Caio França mencionou que a Frente Parlamentar recebeu 45 pedidos de recursos financeiros de associações, prefeituras e universidades e informou que no próximo encontro, em dezembro, serão anunciadas as entidades beneficiadas por meio do edital de emendas parlamentares.

Leia a notícia completa no site da Alesp:

https://www.al.sp.gov.br/noticia/?25/10/2023/audiencia-publica-sobre-a-cannabis-medicinal-e-canhamo-industrial-e-realizada-na-alesp

Compartilhe:

Veja também

23/07/2024

Embrapa solicita autorização à Anvisa para plantio de cannabis


Ler agora
01/07/2024

Estado de São Paulo inicia distribuição de remédios à base de Cannabis no SUS


Ler agora
30/06/2024

O que muda com a decisão do STF sobre a maconha?


Ler agora
LEIA O PRIMEIRO LIVRO-REPORTAGEM SOBRE O USO MEDICINAL DA CANNABIS
Versão digital e impressa

🛒 Compre direto com o autor!

© 2025 Livro Reféns | Reféns: quando o preconceito vence a medicina
Livro-reportagem sobre o uso medicinal da maconha por Fábio Duran e Joana Maria

Onde Comprar